20 de janeiro de 2011

"A sós" e "só"

Qual a forma correta: "Ela quer ficar a " ou "Ela quer ficar a sós"?

Quando utilizamos a preposição "a", a expressão é invariável, portanto, nunca se flexiona:

Eu preciso ficar a sós.
Maria quer ficar a sós.
Nós precisamos ficar a sós.
Elas querem ficar a sós.

Porém, se não houver a preposição "a", então "sós" passa a ser adjetivo e equivale a "sozinho". Nesse caso deixa de ser invariável, precisa concordar em número com o pronome ou substantivo com que se relaciona:

Eu  preciso ficar só.
Maria quer ficar só.
Nós precisamos ficar sós.
Elas querem ficar sós.

Dica: em caso de dúvida, substituia "só" por "sozinho" e verifique se a frase faz sentido: "Eu quero ficar a sós." / "Eu quero ficar a sozinhos." Ou: Eu quero ficar só. / Eu quero ficar sozinho. | Nós queremos ficar sós. / Nós queremos ficar sozinhos.

1 comentários:

Unknown disse...

Prezados,
Gostaria de saber se existe alguma alteração semântica entre as seguintes frases, com relação ao emprego do "sós" e "a sós":
"A mulher deve deixar-nos sós"
"A mulher deve deixar-nos a sós".
Concordo que há alteração sintática (o primeiro é adjetivo e o segundo é advérbio), mas e quanto à alteração semântica?

Muito obrigada,
Camila
camilarcoelho@gmail.com

Postar um comentário

Café com Gramática